Código: | LAIS206 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
José Amilcar Capinha Gil |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier José Amilcar Capinha Gil |
Português
1. Introdução
A disciplina de Artes e Património 2º ano tem como objetivo o melhor conhecimento dos diversos espaços museológicos e patrimoniais em que a componente das Artes é relevante e onde o fator da Animação Artística (Musica, Artes Plásticas e Teatro) se desenvolvem. Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização cultural de públicos diversos.
2. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhecer e refletir sobre conceitos gerais das artes e do património quer cultural quer natural, articulando saberes teóricos, práticos e experienciais.
B. Desenvolver competências analíticas e interpretativas em relação à arte em geral e ao património em particular.
C. Desenvolver competências práticas nos campos das artes dramáticas e musicais.
3. Conteúdos programáticos:
1. Noções de arte e património; Exemplos de património mundial em Portugal; Fado e Cante alentejano; Instrumentos tradicionais; música e danças tradicionais;
2. Técnicas de análise e interpretação dos fenómenos artísticos e patrimoniais; Níveis de qualidade artística; enquadramentos legais;
3. Técnicas elementares de expressão musical e dramática; prática vocal e instrumental; prática e adaptação coreográfica rudimentares de danças tradicionais portuguesas; técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.
5. Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.
A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os objetivos (A), (B) e (C) relacionam-se diretamente com os trabalhos práticos das sessões.
7. Avaliação e classificação
Avaliação Continua 50%
Assiduidade - 15%
Participação na construção (em trio) de um PowerPoint sobre um exemplo de património da humanidade em Portugal – 15%
Participação na construção de um guião e de uma performance musical/dramática (Visita Guiada em grupos de 7/9 estudantes) de um Espaço Museológico (como o Museu do Trabalho/Setúbal ou outro Museu da região – 20%
Avaliação Pontual 50%
Apresentação na 7ª sessão (5m.), de um PowerPoint sobre um exemplo de património da humanidade em Portugal - 15%
[5%: comunicação clara (voz articulada e projetada, boa dicção, empatia, atitude corporal) / 5%: qualidade de visualização e audição (imagem e som) / 5%: conteúdo (rigor, relevância, coerência e inovação).]
Apresentação de uma de uma performance musical/dramática (Visita Guiada (em grupos de 7/9 estudantes ) de um Espaço Museológico (como o Museu do Trabalho/Setúbal ou outro Museu da região – 20%
Portefólio Digital (guião final com reflexão em grupo) - 15%.
"Exame
Devido à Pandemia ás alterações Covid o/a estudante em situação de exame nesta UC responderá a um conjunto de questões de conceitos base sobre património (8 pontos ) e escreverá um Guião para uma Perfomance sobre um elemento do Património (12 pontos)"
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
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